Os procedimentos com botox, nome pelo qual a toxina botulínica é popularmente conhecida, estão entre os mais procurados no mundo todo. No Brasil, é o líder isolado: após a reabertura das clínicas estéticas, nenhum outro tratamento foi tão realizado.
Não é tão difícil explicar os motivos. Após muito tempo em casa sem poder sair na rua por conta da pandemia, trabalhando em home-office, é natural que as pessoas sintam mais vontade de cuidar de si. E o botox, por conta da sua aplicação e efeitos, tem tudo para continuar no topo do pódio de preferência.
Mas, com tanta procura, aparecem também muitas dúvidas, principalmente sobre os efeitos do botox. Afinal, vale a pena fazer a aplicação? Quanto tempo duram seus efeitos? São essas perguntas que vamos responder com esse texto.
O que é o botox?
O botox na verdade é uma marca. A substância utilizada no procedimento é a toxina botulínica. Inicialmente utilizada no ramo oftalmológico, ela foi aprovada para indicações terapêuticas em 1992 até receber o ok da FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de rugas em 2002.
Como o botox age no corpo
A toxina botulínica se origina de uma bactéria, a Clostridium botulinum, a mesma responsável pelo botulismo. Ela é purificada e utilizada em dosagens baixas para ser empregada clinicamente.
Quando aplicada, ela chega nas terminações nervosas do músculo e impede a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável pelas contrações musculares. Sem receber a acetilcolina, o músculo perde a capacidade de se contrair, deixando a pele relaxada e sem rugas.
Tratamentos e benefícios
O procedimento do botox é indicado para tratar as rugas dinâmicas, aquelas que surgem com o tempo, devido ao movimento dos músculos do nosso rosto, como sorrir, chorar ou franzir a testa. Elas aparecem com mais frequência na testa, no espaço entre as sobrancelhas (glabela) e ao redor dos olhos.
A aplicação pode ser feita tanto em pacientes com mais idade, que já apresentam bastante rugas e marcas de expressão, quanto por pessoas mais jovens, a partir dos 20 anos, de maneira preventiva. Seu uso é contraindicado para gestantes, pessoas com sensibilidade ao tipo A a toxina e crianças menores de 2 anos.
Entre seus principais benefícios da toxina botulínica, podemos destacar:
- Suavização das rugas dinâmicas e as linhas de expressão do rosto.
- Prevenção do surgimento de marcas de expressão.
- Melhoras na aparência do rosto, deixando-o com aspecto mais relaxado.
- Elevação da autoestima.
Botox: quanto tempo dura a aplicação
O tratamento com botox é não invasivo, rápido e praticamente indolor. Em cerca de 15 minutos, o médico dermatologista realiza a aplicação com uma seringa fina nas áreas desejadas.
A duração da aplicação acontece, em média, da seguinte forma:
Aplicação: A toxina começa a agir cerca de 48 horas depois da aplicação. Após aproximadamente 15 dias, ela alcança seu auge. Mais ou menos nesse período, o músculo começa a formar novas terminações nervosas para liberar acetilcolina novamente e retomar seus movimentos.
3 meses: após os três primeiros meses, o músculo vai lentamente retomando seus movimentos, mas ainda sem apresentar muitas rugas. O efeito do botox ainda é visível.
Entre 4 e 6 meses: nesse período, os músculos vão recuperando totalmente o movimento e o efeito do botox começa a passar. Gradualmente, as rugas vão rugindo e uma nova sessão é necessária.
Durante todo o processo, é aconselhado que volte depois de 15 dias para uma reavaliação e eventuais retoques, se for necessário. O tempo máximo para o retorno é 30 dias. Após esse período, a complementação pode induzir resistência e o produto perder o efeito em aplicações futuras. Pelo mesmo motivo, é importante que o paciente respeite o tempo de 4 a 6 meses para fazer a reaplicação.
O Plano Botox
Manter a pele bem tratada sob o efeito do botox é um processo que leva tempo e exige o acompanhamento de um dermatologista. Pensando nisso, lancei o Plano Botox.
O Plano Botox é uma forma mais prática e econômica de fazer sua aplicação de toxina botulínica para que o efeito dure o ano inteiro. Ele é dividido por idade e com um número diferente de aplicações, de acordo com o resultado desejado.
Tem interesse? Entre em contato e marque uma consulta para conversar.