Um dos problemas mais comuns em cabelos danificados são os causados pela exposição dos fios a altas temperaturas. O chamado dano térmico prejudica a hidratação e causa o ressecamento dos cabelos.
Esse tipo de dano é causado por aparelhos que utilizam altas temperaturas e fazem parte da rotina diária de muita gente, como secadores e chapinhas. Para evitar que eles prejudiquem seus cabelos, vou ensinar os cuidados que você deve tomar para proteger seus fios e deixá-los mais fortes e saudáveis.
A estrutura de um fio de cabelo
Primeiramente, vamos entender como o calor deixa os cabelos danificados.
Um fio é formado por três partes principais:
- Cutícula: possui a função de dar brilho, impermeabilidade e proteção ao fio. É composta por 5 a 10 camadas queratinizadas que quanto mais fechadas, mais proteção oferecem.
- Córtex: é responsável pelo formato, cor, resistência e flexibilidade do fio. É protegido pela cutícula.
- Medula: situada no centro do fio. Sua função ainda não foi determinada.
O dano térmico
O dano térmico é causado por aparelhos que fazem uso de altas temperaturas, como o secador, a chapinha e o babyliss. O secador prejudica a cutícula do fio, enquanto os outros dois causam problemas ao córtex.
Veja como cada um deles causa cabelos danificados:
- Secador de cabelo: temperaturas acima de 95°C são suficientes para provocar danos à cutícula. Secadores a uma distância de 5 cm do cabelo por um tempo maior do que 1 minuto atingem essa temperatura. Se a distância for menor e o tempo de exposição maior, os danos também aumentam.
- Chapinha e babyliss: temperaturas entre 220 e 240°C desnaturam as proteínas do córtex. Acima disso, ocorre também a decomposição da fibra.
É importante destacar também que cabelos danificados anteriormente (tingidos, descoloridos ou alisados) ou com a cutícula porosa sofrem dano térmico com temperaturas mais baixas. Cabelos afro, por conta da sua espessura mais fina e do seu formato, também são mais suscetíveis.
Bubble Hair
Um dos danos térmicos mais comuns é o bubble hair. Ele acontece em cabelos danificados pela ação da alta temperatura sobre fios molhados. A água dentro da haste sofre evaporação muito rapidamente, não consegue ser eliminada e dá origem a bolhas dentro do fio, resultando em fragilidade e quebra.
O bubble hair pode ocorrer em qualquer pessoa e qualquer tipo de cabelo. Com o secadores, ele acontece em temperaturas acima de 175°C – se o secador estiver muito próximo ao fio com uma temperatura de 300°C, bastam 5 segundos. Com chapinha e babyliss no cabelo molhado, uma temperatura de 125°C basta para formar bubble hair.
Cuidados para evitar o dano térmico
Para manter a saúde dos seus fios e evitar ter os cabelos danificados, é recomendado que você tome os seguintes cuidados antes de usar algum aparelho que envolve o aquecimento:
- Tire a umidade com toalha ou com o secador a uma distância maior – quando a distância é de 15 cm ou mais o dano é semelhante a quando o cabelo não está exposto a altas temperaturas.
- Realize movimentos circulares na secagem.
- Não utilize bicos direcionadores.
- Limpe o filtro do secador regularmente para evitar o superaquecimento.
Para pentear os cabelos, evite escovas de revestimento metálico e procure utilizar escovas com buraquinhos. Elas permitem que o ar circule, evitando o superaquecimento.
Se puder, utilize sempre o secador, pois ele causa menos danos aos fios. Se for usar chapinha ou babyliss, opte por produtos que tenham o controle de temperatura e mantenha o calor sempre abaixo de 200°C. Procure usar a chapinha e babyliss somente em eventos especiais e no máximo uma vez por semana. E muito importante: jamais utilize-os com os cabelos molhados!
Cabelos danificados: como prevenir
Os protetores térmicos capilares são produtos que protegem os fios da ação das altas temperaturas e evitam que você tenha os cabelos danificados. Eles são termoativados e formam uma espécie de capa protetora ao redor do fio, evitando que ele seja danificado.
Para uma proteção mais eficaz, procure os que possuem polímeros, silicones e dimeticona na composição. Os polímeros possuem função de barreira, protegendo o córtex e reduzindo sua degradação de proteína e a quebra do fio. Já o silicone e a dimeticona ajudam a distribuir o calor por toda a extensão da haste, diminuindo o superaquecimento local e melhorando a maleabilidade do fio.
Uma boa dica para manter os cabelos mais saudáveis é utilizar óleo de coco como pré-shampoo. Ele ajuda a diminuir a perda proteica durante a lavagem.
Toucas térmicas elétricas sem regulação de temperatura não são indicadas, pois existe o risco de queimadura da haste e da pele, de choque, de bubble hair e do desnaturamento da proteína dos fios. Prefira as toucas de alumínio com bolinhas de isopor, que não elevam tanto a temperatura.
Evite a velaterapia, que causa o aumento de temperatura descontrolado e pode ocasionar a desnaturação proteica, além de oferecer risco de queimadura. A radiação UV também é contra-indicada, pois tem efeitos negativos sobre o fio, causando dano cuticular e no córtex, aumentando os radicais livres e causando o envelhecimento capilar.
Se você estiver pensando em adquirir algum protetor térmico capilar, recomendo os seguintes produtos:
- Vichy Kera Solutions (meu preferido).
- Leave in SH RD.
- Kerastase.
- Revlon uniq one.
- John Frieda spray.
- Cicaplasme Kerastase Serum Capilar.
- Truss Amino.
- Truss Brush.
- L’Anza.
- Lee Stafford.
Seguem também algumas opções de linhas com proteção UV:
- Truss Finish Hair Protector.
- Phytoplage.
- Kérastase Soleil.
- Keune Care Sun Shield.
- Salus.
Se você estiver com problemas de cabelos danificados por alta temperatura ou por qualquer outro motivo, o mais indicado é que procure um dermatologista. No meu consultório, realizado o exame de tricoscopia para fazer o diagnóstico e encontrar o tratamento mais adequado para cada tipo de paciente. Entre em contato e agende uma consulta.