Os cuidados no pós-parto são muito importantes para a pele. A época da gravidez tem um grande impacto no corpo da mulher, causado pelas alterações hormonais e físicas. Olheiras, manchas e a flacidez da pele em lugares como a barriga são algumas das marcas que ficam depois do nascimento do bebê.
Nessa hora, intervenções mais invasivas, como cirurgias plásticas, não são recomendadas. Isso porque o organismo da mulher leva cerca de dez meses para se recuperar de todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez.
Mas existem muitas maneiras mais leves e eficazes de cuidar da pele nessa época. Veja o que você pode fazer para ficar uma mamãe linda e bela.
Olheiras
Ter um recém-nascido em casa é sinônimo de olheiras. A falta de sono costuma deixar marcas bem pronunciadas embaixo dos olhos.
O tratamento é feito de acordo com a intensidade das manchas. Para olheiras mais leves, você pode fazer compressas frias com camomila. Em casos mais fortes, você pode utilizar cremes hidratantes rejuvenescedores, que possuem clareadores e antioxidantes.
Quando as marcas são muito escuras ou em casos em que o aprofundamento da estrutura óssea é mais acentuado, um tratamento com preenchimento de ácido hialurônico pode ser indicado. O ideal é conversar com um dermatologista.
Cicatrizes
Existem dois tipos de cicatrizes e cada uma possui um tratamento específico, que deve ser indicado por um dermatologista:
Queloides: tem relação com a predisposição genética. Nesses casos, a cicatrização começa a criar volume e aumentar de tamanho com o tempo. Os tratamentos mais indicados são a infiltração de corticoide e a utilização de laser.
Hipertrófica: as cicatrizes hipertróficas também apresentam uma aparência elevada, mas não ultrapassam os limites do corte. Elas surgem devido ao aumento descontrolado do colágeno cicatricial. Seu tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e creme de silicone.
Manchas
As manchas, ou melasma, aparecem em cerca de 80% das mulheres durante ou após a gravidez. Isso acontece por causa da elevação na produção de hormônios que estimulam a formação da melanina. As áreas mais comuns de melasma são as bochechas, a fronte e o buço, mas também podem aparecer outros tipos de manchas acastanhadas nas axilas, no abdômen e nos mamilos.
Em primeiro lugar, deve-se evitar a exposição excessiva ao sol. Por isso, utilize filtro solar FPS 50 ou mais sempre. Depois que você tiver deixado de amamentar é possível realizar alguns tratamentos que utilizam ácidos.
Estrias
Regiões esticadas durante a gravidez, como a barriga e os seios, costumam desenvolver estrias. O ideal é que o tratamento seja feito quando as marcas ainda estão avermelhadas, pois depois que ficam brancas é mais difícil revertê-las.
O laser fracionado não ablativo e a luz pulsada podem ser utilizados em ambos os tipos de estrias, mas apresentam resultados melhores com as vermelhas. Já o microagulhamento pode ser usado para ambos.
Também existem alguns cremes que podem ser aplicados, mas não comece a utilizá-los antes de conversar com um dermatologista.
Acne
A grande quantidade de hormônios durante a gravidez também pode resultar no surgimentode acne. Normalmente, o problema não costuma persistir por muito tempo e desaparece sozinho, conforme o organismo da mulher vai voltando ao seu habitual. Se a acne não for embora, o mais indicado é fazer uma consulta no dermatologista.
Flacidez
No pós-parto, é comum que a pele apresente flacidez por causa do aumento de volume corporal, que causa o rompimento de suas fibras elásticas. Nesse caso, o tratamento começa com a prevenção, durante a gravidez. Controle sua alimentação, beba bastante água para manter a pele hidratada e controle seu peso.
Depois do nascimento do bebê, você pode utilizar produtos tópicos indicados para o período da amamentação. Para a flacidez, procedimentos que estimulam a produção de colágeno, como o sculptra ou radiesse costumam oferecer bons resultados.
Fortalecimento da pele
A prática de exercícios ajuda a fortalecer a pele no pós-parto. Você pode começar assim que receber a liberação do médico. Exercícios mais leves, como pilates e yoga, são bastante recomendados e ajudam a recuperar o tônus das pernas e do abdômen.
Mesmo com todos os cuidados, lembre-se que cada mulher é diferente e cada organismo reage de uma forma durante a gravidez. Por isso, antes de optar por qualquer tratamento ou procedimento, o ideal é fazer uma avaliação com o dermatologista. Tem um bebê a caminho ou acabou de dar à luz? Entre em contato e marque uma consulta.